Dr. Rui Ribeiro(PORTUGAL)
Rui Ribeiro concluiu o curso de Medicina em Lisboa, Portugal, 1986. Foi residente de cirurgia geral nos Hospitais Civis de Lisboa entre 1990 e 1996. Fellow nesses Hospitais até 2002. De 2008 a agosto de 2017 foi Coordenador da “Unidade de Tratamento Cirúrgico da Obesidade e Doença Endócrinas” do Centro Hospitalar de Lisboa Central. Em setembro de 2017, iniciou atuação na Clínica de Santo António – Lusíadas (Hospital Lusíadas Amadora), em Lisboa, onde é assistente sênior, Coordenador do Departamento de Cirurgia e Coordenador da Unidade Metabólica, “Centro Multidisciplinar da Doença Metabólica”. Desde 2005, é também, Diretor Médico da Lasercenter, empresa médica líder no tratamento da obesidade e cuidados estéticos. Realizou seus primeiros casos de colecistectomias laparoscópicas em 1992 e tem tido particular interesse em cirurgia de hérnia, cirurgia de refluxo gastroesofágico, cirurgia colorretal e, desde 2001, cirurgia bariátrica desde a técnica de banda gástrica até as técnicas mais complexas. Nesta área, mais tarde, introduziu de forma pioneira o bypass gástrico laparoscópico, a gastrectomia vertical e a derivação biliopancreática com e sem duodenal switch. Em 1998, foi pioneiro na abordagem “SILS” em Portugal realizando cerca de 200 casos maioritariamente em cirurgia bariátrica (bandas, sleeve e bypass gástrico).
Dr. Rui Ribeiro organizou cursos anuais de cirurgia laparoscópica e bariátrica no “Hospital de São José”, na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Mini-invasiva, na Universidade de Lisboa e em cooperação com a Tyco, J&J e Bard. Entre 2008 e 2011, participou como docente nas Masterclasses Europeias em Cirurgia Bariátrica no Centro Europeu de Formação em Elancourt. Na Espanha, é docente regular em cursos organizados no CCMIJU, centro de formação em Cáceres. Desde 2018, é membro do corpo docente do “European Surgical Institute” em Hamburgo em cursos de cirurgia metabólica. Regularmente desde 2003, Dr. Rui Ribeiro tem sido convidado para inúmeras conferências nacionais e internacionais, demonstrações de operações ao vivo e eventos sobre tratamento laparoscópico e bariátrico. Publicou diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais. Realizou cerca de 3.500 casos de pessoas obesas incluindo quase todas as técnicas.
Realizou cirurgias ao vivo em eventos educativos em Portugal e em diversos países como Espanha, Turquia, Irão, Rússia, Itália, Áustria, Bélgica e Brasil. Desde 2010 foi pioneiro na adopção do Bypass Gástrico de Anastomose One em Portugal e também propôs uma variação que se chama “Bypass Gástrico de Anastomose One Desviado” ou “Bypass Gástrico de Bolsa Longa” como a sua principal técnica com excelentes resultados, sendo atualmente realizada em vários países. Foi membro do Conselho do Clube Internacional MGB/OAGB tendo recebido e ensinado vários grupos de cirurgiões estrangeiros que vieram ao seu hospital para aprender a técnica OAGB. Foi um dos quatro professores da Primeira Masterclass Europeia da OAGB para a formação de 30 jovens cirurgiões europeus, sendo novamente um dos seis professores da segunda edição deste projeto educativo com início em agosto de 2023. Há sete anos, começou a realizar a “Técnica de Bipartição de Trânsito” que hoje é outra prática importante e inovadora difundida pelo mundo.
Nos anos de 2011 a 2013 colaborou com os cirurgiões da Unidade de Cirurgia Colo-Retal do Centro Hospital de Lisboa Central (H. Capuchos) no desenvolvimento de um programa de cirurgia laparoscópica para tratamento de carcinoma colorretal. Desde 2014, colabora no desenvolvimento da cirurgia laparoscópica da Unidade de Cirurgia Hepato-bilio-pancreática, do Hospital Curry Cabral, CHLC, Lisboa. Participou em diversas apresentações na TV, rádio e jornais em Portugal sobre cirurgia de obesidade e diabetes e SILS.